"Por mares nunca dantes navegados." (L. Camões)

Colégio
Estadual Professora Adélia Martins SEEDUC-RJ


Ensino Fundamental: 6° ao 9° ano
Ensino Médio: Formação Geral
EJA: Ensino de Jovens e Adultos

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Coral do Adélia Martins

         O Coral do Adélia Martins, Nós somos o futuro, tem se apresentado nas atividades do colégio, sob a direção do Animador Cultural Toni Araújo.






quarta-feira, 11 de julho de 2012

Chá Literário

                      Foi um sucesso  a segunda edição do Chá Literário. Confira!














sexta-feira, 6 de julho de 2012

Peça Bullying

                Os alunos do 6º ano, junto com a responsável pela biblioteca, Vânia Almeida, montaram uma peça falando sobre o bullying e a apresentaram nos dias 03 e 05.
                Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou  psicológica,  intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
               Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.




quarta-feira, 4 de julho de 2012

1ª Semana de Artes

                 O Adélia Martins participou da   1ª Semana de Arte da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, de 03 a 06 de julho, no Pier, Mauá. A semana reunirá trabalhos de alunos de todo o estado, uma realização inédita na Seeduc.
                Entre os objetivos do evento estão o de oportunizar a descoberta de novos talentos entre alunos e professores, valorizar e divulgar as diferentes linguagens artísticas realizadas nas escolas da rede estadual. Para fins pedagógicos, as atividades do evento serão articuladas com o Currículo Mínimo de Arte, criado este ano pela Seeduc, e elaborado com a participação de professores da rede estadual.















segunda-feira, 2 de julho de 2012

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego_Pronatec



As inscrições estão abertas até o dia 10 de julho


             Já estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec. São 9121 vagas para os alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular da rede estadual de ensino. Para se cadastrar, acesse o linkhttp://conexao.educacao.rj.gov.br/pronatectec/. O aluno deverá ter em mãos o número de CPF do próprio. O prazo para as inscrições vai até as 23h59m do dia 10 de julho.

               O Pronatec é um conjunto de ações que visam a ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional. O programa visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores; contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional; e ampliar as oportunidades educacionais por meio do incremento da formação profissional.
                Os cursos são oferecidos através da concomitância, ou seja, o aluno faz o ensino médio regular em um turno e o curso técnico em outro. O cadastro não garante a vaga no curso pretendido, pois o candidato ainda passará por um processo classificatório de acordo com o desempenho do SAERJINHO 1º bimestre de 2012. É imprescindível que o aluno tenha CPF próprio. O abandono do Ensino Médio implicará na perda da vaga co Curso Técnico.

                   É de responsabilidade dos pais, ou do aluno, se maior de 18 anos, garantir o tempo necessário para o deslocamento entre as instituições de ensino e comparecer à instituição que ofertará o curso técnico munido dos documentos necessários para efetivar a matrícula dentro do prazo estabelecido, caso seja contemplado com a vaga, após a divulgação do resultado. O não comparecimento dos pais do aluno classificado, ou do próprio aluno, caso seja maior de idade, na instituição de ensino que oferecerá o curso técnico com a documentação exigida no prazo estabelecido para a efetivação da matrícula implicará a perda da vaga.

                 Documentos necessários para a matrícula: original e cópia da Certidão de Nascimento; original e cópia de carteira de identidade; original e cópia do CPF do próprio aluno (inclusive menores); dois retratos 3x4; Certificado de reservista ou de alistamento militar (maiores de 18 anos do sexo masculino); original e cópia do Título de Eleitor e declaração da unidade escolar comprovando série.