"Por mares nunca dantes navegados." (L. Camões)

Colégio
Estadual Professora Adélia Martins SEEDUC-RJ


Ensino Fundamental: 6° ao 9° ano
Ensino Médio: Formação Geral
EJA: Ensino de Jovens e Adultos

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cine Adélia

         A Biblioteca da Escola e o Laboratório de Informática promoveram o Cine Adélia nos dia 09, 10, 11 e 16.

        Veja a programação:

Turno da manhã

Dia  09/10 
Filme:  Confiar  _  turmas: 1001, 1002, 1003 e 1004.

Dia 10/10
Filme:  Confiar  _  turmas:  2001, 2002 e 3001

Dia 11/10
Filme: Caçador de Pipas _ turmas: 901, 902, 903 e 904.

Dia 15/10
Filme: Gigante de Aço  _ Turmas: 803 e 804


Turno da tarde

Dia  09/10 
Filme:  Gigante de Aço  _  turmas: 601 e 602.

Dia 10/10
Filme:  Percy Jackson e o ladrão de raios _  turmas:  603 e 604 

Dia 11/10
Filme: Capitão América _ turmas: 701 e 702

Dia 15/10
Filme: Gigante de Aço _ Turmas: 703, 704 e Projeto Autonomia.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da avaliação

Saerjinho



O Sistema de Avaliação bimestral Saerjinho ajudará a Secretaria de Estado de Educação a elaborar medidas para melhorar o processo de ensino na rede estadual. As provas serão aplicadas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (para 5º e 9º anos do Ensino Fundamental)  e Química, Física e Biologia (para o Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e Curso Normal). As avaliações são organizadas de acordo com a Matriz de Referência do Saerjinho, contemplando, além dos pré-requisitos necessários para os anos/séries avaliados, as competências e habilidades previstas para o 1º bimestre.

Todos os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio participam bimestralmente da prova. Assim, tanto a Seeduc quanto professores e alunos podem saber de maneira mais precisa onde estão as maiores dúvidas e utilizar os resultados como ferramenta para pedagógica.

Com o Saerjinho, os professores da rede saberão com mais rapidez como anda o aprendizado de seus alunos e em que áreas eles têm mais dificuldades, de modo a poder prepará-los melhor. Além disso, a prova será útil para que os educadores possam elaborar estratégias pedagógicas para melhor alcançar as metas da escola no final do ano."

Confira aqui as matrizes de referência do Saerjinho 2012

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Professor, participe da Discussão Presencial da proposta do Currículo Mínimo EJA e NORMAL
 


Faça sua inscrição!


A Secretaria de Estado de Educação está elaborando os Currículos Mínimos das disciplinas de Base Nacional Comum para a Educação de Jovens e Adultos – EJA e o Curso Normal em Nível Médio. A fim de debater a proposta curricular preliminar com os professores da rede, estão abertas, até o dia 13 de setembro, as inscrições para a Discussão Presencial com as equipes disciplinares de elaboração curricular.

Os encontros ocorrerão de 10 a 13 de setembro, no Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, que possui duas entradas: pela Av. Maracanã, 229 e pela Av. General Canabarro, 485, no Maracanã.
Para se inscreverem, os professores devem preencher uma ficha de inscrição, disponível no site http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/principal/discussao-presencial.php. No ato da inscrição, o professor pode optar pela data e horário de sua preferência, dentre os encontros disponíveis para sua disciplina e modalidade, que seguem abaixo.
DIA
Horário
AUDITÓRIO 1
AUDITÓRIO 2
AUDITÓRIO 3
AUDITÓRIO 4
10/09
08h às 12h
LÍNGUA PORTUGUESA EJA
LÍNGUA ESTRANGEIRA EJA
ARTE EJA
ED. FÍSICA EJA
13h às 17h
LÍNGUA PORTUGUESA NORMAL
LÍNGUA ESTRANGEIRA NORMAL
ARTE NORMAL
ED. FÍSICA NORMAL
11/09
08h às 12h
HISTÓRIA EJA
GEOGRAFIA EJA
SOCIOLOGIA EJA
FILOSOFIA EJA
13h às 17h
HISTÓRIA NORMAL
GEOGRAFIA NORMAL
SOCIOLOGIA NORMAL
FILOSOFIA NORMAL
12/09
08h às 12h
FÍSICA EJA
QUÍMICA EJA
BIOLOGIA EJA
CIÊNCIAS EJA
13h às 17h
FÍSICA NORMAL
QUÍMICA NORMAL
BIOLOGIA NORMAL
13/09
08h às 12h
MATEMÁTICA EJA
MATEMÁTICA NORMAL

Além de participarem das discussões presenciais, os professores podem registrar suas críticas, sugestões e elogios específicos a qualquer ano/série de sua disciplina/modalidade através do site: http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/principal/curriculo-minimo.php.

Para mais informações envie um e-mail para curriculominimo@educacao.rj.gov.br.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Projeto Cineclube nas Escolas



COMEÇAM HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O PROJETO CINECLUBE NAS ESCOLAS


Iniciativa inédita vai promover a criação de espaços de cinema nas unidades da rede estadual de ensino

                Estão abertas as inscrições para o projeto Cineclube nas Escolas. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Estado de Educação e de Cultura, por meio do programa Cinema para Todos. O objetivo é promover a criação de um circuito de cineclubes nas escolas com a instalação de salas de cinema em 30 unidades da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Para participar da seleção, os colégios devem conhecer o regulamento de convocação e se inscrever no site do Cinema Para Todos – www.cinemaparatodos.rj.gov.br. O prazo termina às 18h do dia 20 de setembro.
              A seleção das escolas será feita de 20 a 28 de setembro. As escolas selecionadas receberão um kit de equipamentos de áudio e vídeo (incluindo telão de 100 polegadas, projetor multimídia, leitor de DVD, mesa de som, caixas acústicas amplificadoras e microfone, entre outros) e acervo de DVDs com direitos de exibição liberados para esta atividade. Antes da inauguração dos cineclubes prevista para o início do ano letivo de 2013, alunos e professores receberão uma oficina de capacitação cineclubista, na qual serão abordadas as questões técnicas, pedagógicas e gerenciais para a manutenção de um cineclube dentro da escola.
           Os cineclubes implantados nas escolas deverão realizar sessões semanais para a comunidade escolar, a partir do acervo de filmes disponibilizado pelo programa Cinema Para Todos.
           A divulgação do resultado desta convocação será no dia 1º de outubro, no site do Cinema Para Todos – www.cinemaparatodos.rj.gov.br.
          A ação pretende proporcionar a alunos e educadores uma nova experiência de envolvimento com o audiovisual, além de fortalecer a atividade cineclubista em diversos municípios do Estado.
          O cineclubismo tem um papel estratégico na democratização do acesso e na difusão de importantes obras audiovisuais muitas vezes preteridas no mercado exibidor. A implementação de cineclubes em escolas traz a conjugação de educação e cultura através de exibição de filmes e debate. Com mais esta ação, a meta do Cinema Para Todos é alcançar mais 200 mil espectadores entre alunos e educadores da rede pública estadual de ensino.

Sobre o Cinema Para Todos

            O programa Cinema Para Todos tem por objetivo estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do segmento Ensino de Jovens Adultos às salas de cinema. O programa atua em duas frentes: organizando sessões exclusivas para escolas e promovendo a distribuição de vales-ingresso gratuitos, que podem ser utilizados em qualquer dia e hora nas 65 salas de cinema conveniadas em todo o Estado, para todos os filmes brasileiros em cartaz, inclusive finais de semana e feriados, sem obrigação de uniforme ou apresentação de caderneta escolar.
          O Cinema para Todos já levou às salas de cinema mais de 700 mil espectadores de mais de mil escolas da rede estadual, que puderam assistir a mais de 100 filmes nacionais. Para este segundo semestre, estão previstas mais estreias de filmes nacionais que poderão ser vistos pelos alunos e professores.
           Os vales-ingresso podem ser retirados nas escolas pelos alunos, seguindo a classificação indicativa de cada filme. Em alguns casos, as sessões agendadas pelas escolas contam com a presença de direção e elenco dos filmes exibidos.
           O agendamento pode ser feito por e-mail: agendamento@cinemaparatodos.rj.gov.br ou por telefone (21-2220-3638 e 21-2524.6647). O programa promove também oficinas de videointeratividade e encontros pedagógicos com os professores.






Projeto Onda Azul

Parabéns alunos do Projeto Onda Azul.


Turma 601:  Fabiane da Costa Duarte, Gelson Silva dos Santos Magalhães, Kathleen Ramalho de Andrade P. Rodrigues, Lucas de Castro Corrêa Araújo, Mariane Carvalho dos Santos, Rafaela Ferreira Souza, Rafaela Souza da Silva, Tábata Oliveira de Souza Faria, William Araújo Menezes e Tayná Elaine de O. Pitz.


Turma: 602:  Marcelo Alessandro Azevedo Marques, Nicolly Eduarda Tavares de Oliveira, Thaynara Rodrigues Ribeiro da Silva, Alan Gomes da Silva e Pedro Paulo Medeiros e Silva.


Turma 604:  Ana Flavia de Oliveira Melo, Ana Luisa Alves da Silva, Gabriele da Silva Aguiar dos Santos, Isaias de Araújo, Raiane Pereira da Conceição.

 

Turma 605:  Franciele Lopes da Silva, Leonardo Bernardes Rodrigues Júnior e Samara Vieira Tavares.




Turma 701:  Allan Monteiro Verdan, Charlles Araújo Menezes, Everton Luiz de Souza Guimarães, Guilherme Pires da Silva, João Pedro Nogueira da Silva, Luany Nascimento da Silva Bastos, Lucas Botelho Antunes, Lucas de Oliveira Pereira, Paulo Roberto Nuyens Leme, Vanessa Macedo da S. Rodrigues e Wellen Conceição de Jesus.
 
 
Turma 702:  Douglas da Silva Serra, Douglas de Marins de Araújo, Evelyn Pernambuco da Silva, Felipe Miguel da Silva, Guilherme Ramos Pinto, Gustavo dos Santos Souza, João Vitor Sampaio da Cruz, Mariana Caroliny Araújo de Jesus, Tamara Ferreira Rodrigues e Victor Silva de Lima.
 
Turma 703:  Iasmin da Silva Santos e Lucas Rangel Rodrigues.

 
Turma 704:  Davi Monteiro Miranda e Felipe dos S. Correa.
 
 
Turma 801:  Christian de Moura Correa, Débora Emília Moura Cunha, João Winicius Cardozo Silva, Luanny Guimarães Cardozo, Thatyelle Soares Gomes, Vitória Paulo da Silva.



Turma 802: Andressa Carvalho Alves, Jaziel de Souza Silvae e Jhonatan Pereira Caldas de Alvarenga.

 

Turma 803:  Karina da Silva P. Correa Barbosa

 

Turma 804:  Thales Araújo Costa

 
Turma 901:  Lucas Teixeira Martins e Sabrina Vieira Tavares
 



Turma 903:  Laís da Costa Cerqueira Almeida, Roberta dos Santos, Yara Souza da Costa, Gabriele da Silva Borgese Gabriele Borges

 


Turma 1001: Ana Claudia Leita, Andreza Marins Pinto, Joyce Letícia dos Santos e Nikoly Barbosa da Silva.



Turma 1002: Dayane Hellen S. do Nascimento.

 

Turma 1003: Juliana de Araújo Alexandre e Thaynara Lima de Oliveira


Turma 2001: Bianca Micaella Santos, Bruno Bernardo dos santos e Michel da Silva Borges.


Turma 2002:  Beatriz B. da Conceição Fernandes e Raquel da S. Costa.

 

Turma 3001:  Ingrid Souza Correia, Sabrina de L. Pereira, Shirley S. da F. Bezerra, Thamiris Souza Azevedo, Thuani Coutinho Gomes e Vinicius da Conceição Silva.